Pão Sem Sova

Eu acho uma delícia assar pão em casa, tirar ele quentinho do forno em um café da manhã preguiçoso servir com uma boa manteiga e um café fresquinho, um pequeno prazer para começar bem o dia.

Alguns anos atrás quando vi esta receita do Jim Lahey de pão caseiro que não precisa sovar, achei incrível! Com um pouco de programação você consegue um pão de casca grossa, bem fermentado e com estrutura.

Muita gente me conta que acha complicado fazer pão em casa, mas essa receita não tem segredo. Basta se programar para fazer a massa com no mínimo 12 horas de antecedência e você consegue seu pão caseiro sem muito esforço.

Um detalhe importante é a panela para assar o pão, precisa ser resistente para ir ao forno em temperatura máxima. O ideal são panelas de cerâmica ou ferro esmaltado. Panelas de barro funcionam.

Caso o pegador da panela não seja de material adequado para ir ao forno, você pode retirá-lo e no lugar colocar um rolinho de papel alumínio para vedar o buraco do parafuso.

Para referência coloquei o vídeo do Jim Lahey fazendo o pão no meu canal do Youtube; Fogão Vermelho https://www.youtube.com/watch?v=13Ah9ES2yTU

Espero que gostem!

 

Ingredientes

400g (3 xícaras) farinha de trigo 

8g (1 1/4 colher de chá)  de sal marinho

1g (1/4 colher. chá) fermento ativo seco instantâneo

300g (1 1/3 xícara) água fria

Farelo de trigo, polenta ou farinha extra para polvilhar


Equipamento:

Panela de barro, ou ferro, ou cerâmica com tampa e pegador que possam ir ao forno. 

Modo de Preparo

Numa tigela grande, misture a farinha, o sal e o fermento.

Adicione a água fria e misture com uma espátula até que forme uma massa, você vai levar menos de 1 minuto neste processo

Cubra com um pano de prato e deixe em um local em temperatura ambiente, por 12-18 horas, se o for um dia muito frio pode deixar por até 24 horas, até que a massa tenha crescido e haja pequenas bolhas na superfície. 

Após o tempo de fermentação, transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha, a massa é mole e grudenta, mas não adicione mais farinha.

Enfarinhe as mãos, e com cuidado puxe os cantos da massa para o centro, para formar uma bola.

Abra um pano de prato limpo, polvilhe generosamente com farinha de milho, semolina, farinha ou farelo de trigo. (Eu uso farinha de milho)

Com cuidado, transfira a bola de massa para o pano de prato, deixando a parte a parte lisa para baixo. Polvilhe generosamente com mais farinha de milho e cubra a massa com as pontas do pano de prato.

Deixe fermentar por mais 2 horas.

Aproximadamente 30 minutos antes de terminar o tempo de fermentação, ligue o forno a 250ºC (temperatura máxima) e coloque a panela escolhida com a tampa no forno.

Quando a massa estiver pronta, abra o forno, usando luvas para forno, retire a panela ( cuidado para não se queimar) e retire a tampa.

Transfira a massa com cuidado para a panela com a ajuda do pano de prato (cuidado para não se queimar) vire com cuidado a massa para dentro da panela quente; a parte debaixo da massa agora está em cima.

Tampe e volte ao forno, assando por 30 minutos. 

Abra o forno e retire a somente a tampa com muito cuidado.

Asse destampado por mais 15-30 minutos, ou até que o pão esteja bem castanho, mas não queimado.

Retire a panela do forno, e retire o pão da panela usando uma espátula

Coloque-o sobre uma grade e deixe esfriar completamente de fatiá-lo.

Rendimento: 1 pão redondo de 500gr Tempo de Preparo: 12h+2h (fermentação) +45min. (forno)